Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Abono salarial: O que é?

Publicado por Geovani Santos
há 8 anos

O abono salarial do PIS é 1 salário mínimo pago anualmente ao trabalhador pelo Governo Federal.

Quem tem direito

Têm direito a receber o abono salarial do PIS todos os trabalhadores que:

  1. estão cadastrados no PIS há pelo menos 5 anos;
  2. trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
  3. receberam, em média, até 2 salários mínimos por mês;
  4. foi informado, pelo empregador, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como receber

Os trabalhadores que cumprem os critérios acima podem receber o abono salarial nas datas estabelecidas pela Caixa Econômica Federal. Para sacar o dinheiro, basta comparecer a uma das agencias da Caixa, na data estabelecida, levando os seguintes documentos:

  1. número de inscrição do PIS;
  2. um documento de identificação (pode ser: carteira de identidade; carteira de trabalho; modelo novo da carteira de motorista).

Algumas empresas possuem convênio com a Caixa Econômica Federal, o que permite que o abono seja pago na folha de pagamento do funcionário. Informe-se sobre isso na empresa onde trabalha.

O Abono que não for resgatado no período disponível, não poderá mais ser sacado e os recursos serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Datas de Pagamento

O pagamento do abono salarial do PIS geralmente acontece:

  1. quando realizados pelas empresas: entre julho e setembro de cada ano;
  2. quando não é realizado pelas empresas: pode ser sacado nas agências da Caixa entre agosto do ano vigente a julho do ano seguinte. Contudo, neste caso, é preciso verificar se o pagamento já está liberado para ser sacado. A data do pagamento varia de acordo com o mês de seu aniversário.

Como se inscrever no PIS

Na primeira admissão com carteira assinada, o trabalhador deve ser cadastrado junto à Caixa Econômica Federal no PIS. A obrigação deste cadastramento é da empresa que contrata o trabalhador.

Depois de cadastrado, a empresa receberá os comprovantes com o número de inscrição do PIS. Um destes comprovantes deve ser entregue ao trabalhador, pois será o seu documento de inscrição no PIS. A empresa também fica responsável em anotar na carteira de trabalho o número do PIS.

Se o empregado já tiver sido inscrito no PIS anteriormente, a empresa que o está admitindo não precisará efetuar novamente o seu cadastramento. Nesse caso, vale a inscrição antiga, mesmo que feita por outra empresa.

O cadastro do PIS é muito importante, pois permite ao trabalhador o direito ao Abono Salarial Anual, ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao Seguro Desemprego.

Caso ocorra a perda ou extravio do documento de inscrição no PIS, o trabalhador poderá solicitar uma segunda via deste documento nas agências da Caixa Econômica Federal e, para isso, precisará levar seu documento de Identidade ou sua Carteira de Trabalho.

  • Sobre o autorgeovanisantos.com.br
  • Publicações435
  • Seguidores2835
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31640
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abono-salarial-o-que-e/360888054

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Reclamação Trabalhista

Waldemar Ramos Junior, Advogado
Artigoshá 6 anos

Seguro-desemprego: quem, como, onde e quando

Ajuda de Custo ao Funcionário

Natalia Piccolo, Advogado
Notíciashá 5 anos

TST decide que terceirização fraudada é ilícita

Carlos Eduardo Vanin, Advogado
Notíciashá 9 anos

Adicional de hora extra

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho que a nova lei para recebimento do PIS já estar em vigor, desta forma, o abono será proporcional ao número de meses trabalhados no ano anterior. continuar lendo

Muito bom continuar lendo

Mas a lei para o abono não mudou? continuar lendo

A partit deste ano, quem tralhou apenas trinta dias no ano base, tera direito a um doze avos do salário minimo. Tem que ter trabalhado os doze meses para ter direito ao abono completo continuar lendo