Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Súmula Vinculante nº.31 - ISS sobre locação de Bens Móveis

    Publicado por Geovani Santos
    há 6 anos

    SÚMULA VINCULANTE 31

    - ISS sobre locação (imposto sobre serviços)

    É inconstitucional a incidência do imposto sobre serviços de qualquer natureza - ISS sobre operações de locação de bens móveis.

    Data de Aprovação 17/02/2010

    A supremacia da Carta Federal é conducente a glosar-se a cobrança de tributo discrepante daqueles nela previstos. Imposto sobre serviços - Contrato de locação.

    Descabendo confundir a locação de serviços com a de móveis, práticas diversas regidas pelo Código Civil, cujas definições são de observância inafastável - artigo 110 do Código Tributário Nacional."(RE 116121, Relator para o acórdão Ministro Marco Aurélio, Tribunal Pleno, julgamento em 11.10.2000, DJ de 25.5.2001)

    - Locação de veículo automotor – Inadmissibilidade de cobrança ISS

    Distinção necessária entre locação de bens móveis (obrigação de dar ou de entregar) e prestação de serviços (obrigação de fazer) - Impossibilidade de a legislação tributária municipal alterar a definição e o alcance de conceitos de Direito Privado (CTN, art. 110)- Inconstitucionalidade do item 79 da antiga lista de serviços anexa ao Decreto-Lei nº 406/68 - Precedentes do Supremo Tribunal Federal - Recurso improvido. - Não se revela tributável, mediante ISS, a locação de veículos automotores (que consubstancia obrigação de dar ou de entregar), eis que esse tributo municipal somente pode incidir sobre obrigações de fazer, a cuja matriz conceitual não se ajusta a figura contratual da locação de bens móveis. Precedentes (STF). Doutrina." (RE 446003 AgR, Relator Ministro Celso de Mello, Segunda Turma, julgamento em 30.5.2006, DJ de 4.8.2006)

    - ISS e locação de bens móveis

    "(...) A não incidência do ISS sobre a locação de bens móveis decorre da impossibilidade do poder de tributar vir a modificar o conceito constitucional de serviço que provém do direito privado.

    - ISS e locação de bens móveis concomitante com prestação de serviço

    Locação de guindaste e apresentação do respectivo operador. Incidência do ISS sobre a prestação de serviço. Não incidência sobre a locação de bens móveis. Súmula Vinculante 31. Agravo regimental. 1. A Súmula Vinculante 31 não exonera a prestação de serviços concomitante à locação de bens móveis do pagamento do ISS.

    - Espaços publicitários em ônibus, incide ISS

    Eis que, conforme asseverou o sentenciante, a autora não promove vendas, não planeja nem elabora peças publicitárias, limitando-se a ceder o espaço nos ônibus para a veiculação de publicidade pelos interessados (Fls. 1.458).' Conforme orientação consolidada da SV 31, é inconstitucional a incidência do ISS sobre operação de locação de bens móveis. Ainda que o fato em exame fosse interpretado como cessão de direito, a mesma orientação apontada na SV 31 seria aplicável." (AI 854553 ED, Relator Ministro Joaquim Barbosa, Segunda Turma, julgamento em 28.8.2012, DJe de 8.10.2012)

    - ISS e cessão do direito de uso de marca

    Essas circunstâncias afastam a incidência da súmula vinculante 31 sobre o caso, uma vez que a cessão do direito de uso de marca não pode se considerada locação de bem móvel, mas serviço autônomo especificamente previsto na Lei Complementar 116/2003."(Rcl 8623 AgR, Relator Ministro Gilmar Mendes, Segunda Turma, julgamento em 22.2.2011, DJe de 10.3.2011)

    - Incide ISS sobre contrato de leasing

    O arrendamento mercantil compreende três modalidades, [i] o leasing operacional, [ii] o leasing financeiro e [iii] o chamado lease-back. No primeiro caso há locação, nos outros dois, serviço.

    E financiamento é serviço, sobre o qual o ISS pode incidir, resultando irrelevante a existência de uma compra nas hipóteses do leasing financeiro e do lease-back. Recurso extraordinário a que se dá provimento."(RE 592905, Relator Ministro Eros Grau, Tribunal Pleno, julgamento em 2.12.2009, DJe de 5.3.2010)

    • Sobre o autorgeovanisantos.com.br
    • Publicações435
    • Seguidores2836
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17193
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sumula-vinculante-n-31-iss-sobre-locacao-de-bens-moveis/564825507

    Informações relacionadas

    Juarez de Jesus Filho, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Dispensa da Emissão de Nota Fiscal na Locação de Bens

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Repercussão Geral: Súmula Vinculante 31 impede Município de cobrar ISS sobre operações de locação de bens móveis (Info 599)

    Gabriela Fernandino, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Locação X Prestação de serviços: como diferenciar

    Márcio Balduchi, Contador
    Notíciashá 6 anos

    Locação de máquina com operador é tributado no Anexo III do Simples Nacional e não retem o INSS.

    Marcelo de C Caciqui Ferreira, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Tributação de locação de bens moveis pelo ISS e a coleta de entulho

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)