Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Súmula Vinculante nº.35- Transação Penal, Descumprimento

    Publicado por Geovani Santos
    há 6 anos


    SÚMULA VINCULANTE 35

    - transação penal, descumprimento

    A homologação da transação penal prevista no artigo 76 da Lei 9.099/1995 não faz coisa julgada material e, descumpridas suas cláusulas, retoma-se a situação anterior, possibilitando-se ao Ministério Público a continuidade da persecução penal mediante oferecimento de denúncia ou requisição de inquérito policial.

    Data de Aprovação 24/04/2014

    A transação penal é uma medida despenalizadora, cabível nos processo de menor potencial ofensivo, submetendo o réu ao cumprimento de pena alternativa, o DESCUMPRIMENTO INJUSTIFICADO da transação, dá ao Ministério Público a possibilidade de seguir com o processo criminal ou inquérito contra o Réu ou indiciado.

    Art. 76. Havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta.

    É que a Corte já decidiu que não fere os preceitos constitucionais indicados a possibilidade de propositura de ação penal em decorrência do não cumprimento das condições em transação penal (art. 76 da Lei nº 9.099/95). E isto porque a homologação da transação penal não faz coisa julgada material e, descumpridas suas cláusulas, retorna-se ao status quo ante, possibilitando-se ao Ministério Público a continuidade da persecução penal (situação diversa daquela em que se pretende a conversão automática deste descumprimento em pena privativa de liberdade). (...) Não há que se falar, assim, em ofensa ao devido processo, à ampla defesa e ao contraditório. Ao contrário, a possibilidade de propositura de ação penal garante, no caso, que o acusado tenha a efetiva oportunidade de exercer sua defesa, com todos os direitos a ela inerentes."(RE 602072 QO-RG, Relator Ministro Cezar Peluso, Tribunal Pleno, julgamento em 19.11.2009, DJe de 26.2.2010)

    Transação penal: natureza jurídica e efeitos

    "As consequências jurídicas extrapenais prevista no art. 91 do Código Penal são decorrentes de sentença penal condenatória. Tal não ocorre, portanto, quando há transação penal, cuja sentença tem natureza meramente homologatória, sem qualquer juízo sobre a responsabilidade criminal do aceitante. As consequências geradas pela transação penal são essencialmente aquelas estipuladas, por modo consensual, no respectivo instrumento de acordo."(RE 795567, Relator Ministro Teori Zavascki, Tribunal Pleno, julgamento em 28.5.2015, DJe de 9.9.2015, com repercussão geral - tema 187)

    • Sobre o autorgeovanisantos.com.br
    • Publicações435
    • Seguidores2836
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5036
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sumula-vinculante-n-35-transacao-penal-descumprimento/567488977

    Informações relacionadas

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 13 anos

    Qual a consequência do descumprimento da transação penal?

    Endireitados
    Notíciashá 9 anos

    O que é e como funciona a "Transação Penal"?

    Supremo Tribunal Federal
    Súmulahá 10 anos

    Súmula Vinculante n. 35 do STF

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Entenda a Súmula Vinculante 35

    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Defesa preliminar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)