Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Retificação de Registro de Menor, Troca de Pai

    Publicado por Geovani Santos
    há 6 anos


    Retificação de registro civil de menor, troca de pai

    É inadmissível a homologação de acordo extrajudicial de retificação de registro civil de menor em juízo sem a observância dos requisitos e procedimento legalmente instituído para essa finalidade. REsp 1.698.717-MS, Rel. Min. Nancy Andrighi, por unanimidade, julgado em 05/06/2018, DJe 07/06/2018

    Homologação de acordo extrajudicial. Retificação de registo civil de menor. Procedimento legal. Requisitos. Apuração sobre erro ou falsidade do registro. Participação do Ministério Público. Prova pericial em juízo. Estudo psicossocial. Obrigatoriedade.

    DIREITO PROCESSUAL CIVIL, DIREITO REGISTRAL

    INFORMAÇÕES DO INTEIRO TEOR

    O propósito recursal é definir se é válido acordo extrajudicial, posteriormente homologado em juízo, por meio do qual as partes transacionaram sobre a retificação do registro civil de um menor, a fim de que fosse substituído o nome do pai registral pelo suposto pai biológico em seu registro de nascimento. O negócio jurídico celebrado pelas partes teve como objeto um direito personalíssimo, sobre o qual não se admite a transação, o que se depreende da interpretação a contrario sensu do art. 841 do CC/2002. Ademais, é bastante razoável afirmar, inclusive, que o referido negócio jurídico sequer preenche os requisitos básicos previstos no art. 104, II e III, do CC/2002, uma vez que se negociou objeto ilícito - direitos da personalidade de um menor - sem que tenha sido observada a forma prescrita em lei quando se trata de retificação de registros civis. O formalismo ínsito às questões e ações de estado não é um fim em si mesmo, mas, ao revés, justifica-se pela fragilidade e relevância dos direitos da personalidade e da dignidade da pessoa humana, que devem ser integralmente tutelados pelo Estado. Assim, é inadmissível a homologação de acordo extrajudicial de retificação de registro civil em juízo, ainda que fundada no princípio da instrumentalidade das formas, devendo serem respeitados os requisitos e o procedimento legalmente instituídos para essa finalidade, que compreendem, dentre outros, a investigação acerca de erro ou falsidade do registro anterior, a concreta participação do Ministério Público, a realização de prova pericial consistente em exame de DNA em juízo e sob o crivo do mais amplo contraditório e a realização de estudos psicossociais que efetivamente apurem a existência de vínculos socioafetivos com o pai registral e com a sua família extensa.

    • Sobre o autorgeovanisantos.com.br
    • Publicações435
    • Seguidores2836
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações496
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/retificacao-de-registro-de-menor-troca-de-pai/608175277

    Informações relacionadas

    Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    Inicial – Investigação de Paternidade e Retificação de Registro.

    Lucas Rezende Advocacia, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de Petição Inicial de Retificação de Registro Civil

    Haroldo Gushiken, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação de Retificação de Registro Civil

    João Leandro Longo, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Ação de Retificação de Registro Civil (alteração de sobrenome)

    Ana Miliane Gomes, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação de Retificação de Registro civil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)