Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Não gera Danos morais o Acidente de Trânsito sem Vítima

Publicado por Geovani Santos
há 6 anos



Os danos decorrentes de acidentes de veículos automotores sem vítimas não caracterizam dano moral in re ipsa.

REsp 1.653.413-RJ, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze, por unanimidade, julgado em 05/06/2018, DJe 08/06/2018


Ação indenizatória. Danos morais decorrentes de colisão de veículos. Acidente sem vítima. Dano moral in re ipsa. Afastamento.


DIREITO CIVIL


INFORMAÇÕES DO INTEIRO TEOR

A jurisprudência do STJ, em casos específicos, concluiu pela possibilidade de compensação de danos morais independentemente da demonstração de dor, traduzindo-se, pois, em consequência in re ipsa, intrínseca à própria conduta que injustamente atinja a dignidade do ser humano. Todavia, a caracterização do dano moral in re ipsa não pode ser elastecida a ponto de afastar a necessidade de sua efetiva demonstração em qualquer situação. Isso porque ao assim proceder se estaria a percorrer o caminho diametralmente oposto ao sentido da despatrimonialização do direito civil, transformando em caráter meramente patrimonial os danos extrapatrimoniais e fomentando a já bastante conhecida "indústria do dano moral". Nesse sentido é importante assinalar que, em casos de acidente automobolístico sem vítima, não há a priori a configuração de dano moral. Ao contrário, em casos tais, o comum é que os danos não extrapolem a esfera patrimonial e ensejem indenização por danos materiais, eventualmente, sob as modalidades de lucros cessantes e ressarcimento de despesas correlacionadas. De outro prisma, certamente haverá casos em que as circunstâncias que o envolvem apontem para um dano que extrapole os limites do mero aborrecimento e que, portanto, deverão ser compensados por meio de indenização que logre realizar o princípio do ressarcimento integral da vítima. Nota-se, portanto, que o dano moral decorrente de acidente de trânsito não corresponde ao dano in re ipsa por vezes reconhecido nesta Corte Superior.

  • Sobre o autorgeovanisantos.com.br
  • Publicações435
  • Seguidores2835
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2080
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-gera-danos-morais-o-acidente-de-transito-sem-vitima/624425232

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Contestação Cível

Correção FGTS, Estudante
Artigoshá 5 anos

Dano Moral – Quais as 20 causas que mais geram indenizações por Danos Morais

Carlos Alves, Advogado
Notíciashá 5 anos

Acidente de trânsito sem vítima

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-37.2019.8.13.0024 MG

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo 25. Indenização

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bateram no meu carro parado o rapaz estava com carro de locadora vai pagar o dano no carro. Mas estou tendo gasto com UBER pra levar filhos na escola sou deficiente faço fisioterapia 3 vezes na semana mais Uber. E não estou tendo renda pois o carro é usado tbem pra fazer as entregas de salgados e marmitas que minha esposa faz. Como fico com esse prejuízo
Rapaz falou que ia dar o dinheiro do Uber dos meus filhos e não deu. Faz 25 dias já apé sem renda e aluguel água e luz quem vai pagar continuar lendo